Fabio Melo apresenta coleção Spaghetti

O DW! marca lançamento de produtos e pontua chegada do designer ao cenário paulistano

O pernambucano Fabio Melo encontrou em memórias afetivas da infância a inspiração para criar a coleção Spaghetti. O designer mergulhou no universo das cadeiras que fazem parte das calçadas no interior do nordeste, onde a prosa rola solta, e idealizou cinco peças exclusivas: cadeira Beatriz, poltrona Lorena, banqueta Luíza, mesa Augusta e carrinho de chá Eloína. Alumínio, ferro, fio de PVC (macarrão, como é popularmente conhecido), acrílico e madeira materializaram o olhar e a releitura minimalista de Fabio sobre o design vernacular.

E foi a partir dessa premissa que idealizou e apresentará, em primeira mão durante o Design Weekend, entre 29 de agosto e 2 de setembro, ‘Balanço Nordestino’. A instalação é pautada no imaginário da região do Brasil seca e quente, mais precisamente no interior do Maranhão e da Bahia, onde a cadeira ‘macarrão’ é muito conhecida.

Para o DW!, o designer fundamentado em estudos sobre a história e importância cultural desse artefato, aludirá à aridez do nordeste na Galeria Aura Arte Contemporânea usando no piso plástico amarelo para transmitir o calor. Nas paredes, contará a história das peças. Permeando tudo isso, cactos estarão dispostos em “gangorras” entre as cadeiras que estimulam o sentar e o balançar no caminho dos pedestres, dialogando o regional nordestino com o design contemporâneo dessas cadeiras.

Fabio Melo – As raízes do interior de Pernambuco e a cultura vernacular são as grandes inspirações de Fabio Melo. O designer e artista plástico busca nas vivências da infância, em Caruaru, e nos objetos da tradicional feira da região, elementos que dão corpo a peças autorais. Referências do sertão nordestino e o resgate da estética do cangaço e do Movimento Armorial – surgido na década de 70 com o escritor Ariano Suassuna -, permeiam suas criações, mescladas ao estilo escandinavo e ao minimalismo.

Formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é um apaixonado por cadeiras, objetos e rótulos desde a infância. Estudou Arte e Desenho Publicitário no Atelier Blaise Rossetti, em Paris, e conduziu uma agência de design e publicidade em Recife por anos. Mas foi em Goiânia, onde vive atualmente, que decidiu dedicar-se efetivamente ao design de produto.

Serviço:
Balanço Nordestino
Galeria Aura Arte Contemporânea
R. Wisard, 397, Vila Madalena, São Paulo, SP
Design Weekend
De 29 de agosto a 2 de setembro
Horário de visitação Galeria Aura – Instalação Balanço Nordestino
Dias: 29, 30 e 31 das 10h às 19h e 1º e 2 de setembro das 11h às 17h
(11) 3034-3825
https://www.aura.art.br