“O Brasil é o país que mais mata LGBTs no mundo” segundo Anistia Internacional. ‘Meu coração bate como o seu’ que celebra 40 anos de ativismo LGBT é o mais recente trabalho do designer que pontua série de TV

Guto Requena

Meu coração bate como o seu

A convite da National Geographic, que está fazendo uma série de TV com quatro artistas que trabalham com arte pública, o designer e arquiteto Guto Requena criou a escultura ‘Meu coração bate como o seu’, um híbrido de mobiliário urbano interativo e arte pública. Trata-se de um memorial instalado no centro histórico de São Paulo que celebra 40 anos de ativismo LGBT+ iniciado na cidade, local de luta e resistência pelos direitos LGBT+. A obra ficará exposta por um ano e a série da NatGeo, Hack the City, trará quatro episódios, entre os quais um com Guto Requena.

“É uma grande honra, estou super feliz em participar desse projeto, dessa entrega para a cidade. Estamos celebrando 40 anos de ativismo LGTB+ no Brasil e esse memorial é uma homenagem a esse ativismo. Aliás, é mais que isso: é muito especial para mim, pois trago nele meus 10 anos de pesquisa sobre mobiliário urbano interativo, arte pública e tecnologia para falar dessa causa, para ser um porta-bandeira desse tema tão importante”, comemora Guto.

No interior da obra, caixas de som tocam trechos de depoimentos de ativistas LGBT+. Ao anoitecer, luzes no interior da obra pulsam no ritmo do batimento cardíaco desses ativistas, transformando a obra numa grande escultura de luzes e emoções. ‘Meu coração bate como o seu’ é composta por cilindros de aço carbono industrial, usados em obras de infraestrutura urbana. Eles foram seccionados e agrupados, num gesto que sugere união. Todos os tubos foram utilizados em sua materialidade original, sem acabamentos, conservando seu desgaste e as marcas do tempo. O maior tubo foi pintado em degradê nas cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBT+. Para participar basta enviar um depoimento por um número de whatsapp com até 3 minutos de duração. Alguns depoimentos serão selecionados para integrar a instalação.

Parceiro do designer, a GTM Cenografia, que tem à frente o diretor Rodrigo Barros, conta que “colaborar com as obras criadas pelo Guto é sempre um desafio nas questões de produção, e isso motiva a todos da equipe a buscar novas alternativas técnicas e criativas.” Já Daltro Mendonça, diretor de projetos da GTM classifica os projetos de Requena como ‘instigantes’, explica que seus projetos sempre os convidam a buscar soluções técnicas para novas demandas. “Esse, em especial, estende o exercício da reflexão para um presente e um futuro com mais inclusão, tolerância e convivência.” E, finaliza: “É sempre um prazer colaborar e dar o suporte técnico necessário para que suas mensagens cheguem às pessoas através de uma arte tão expressiva.”

Ficha:
Meu coração bate como o seu
Uma obra do Estúdio Guto Requena
Pça. Dom José Gaspar – República – SP
Criação: Guto Requena
Desenvolvimento: Bruno Baietto
Interação e musicalidade: Felipe Merker Castellani
Montagem e Produção: GTM Cenografia

Contato:
Guto Requena Estúdio
(11) 3081 2974
https://gutorequena.com

GTM Cenografia
(11) 3024-4400
http://gtmcenografia.com.br/