Segunda edição da Semana Criativa de Tiradentes reúne produtores e produções genuinamente brasileiras de 18 a 21 de outubro

Tiradentes

Em pé, da esquerda para a direita estão Delano Antunes,Deise e Fabio Reis, Luly Vianna, Maria Helena Emediato, Maria Laura de Rezende, Yáskara Idemori, Fernando Jaeger. Sentados estão Alfio Lisi e Robson Matias dos Santos.

Designers renomados e artesãos locais se mobilizam com o intuito de repensar o artesanato, o design e o morar brasileiros, além de fomentar a economia criativa e estimular o empreendedorismo no Brasil.

Depois de uma edição de muito sucesso, a SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES chega à sua segunda edição. Em 2017, o festival contou com 4 mil pessoas entre designers, arquitetos, artesãos, estudantes, jornalistas e amantes do design, arte e artesanato em quatro dias de eventos. Os participantes desfrutaram de 11 palestras, 4 exposições e 14 eventos paralelos entre workshops e oficinas. A SCT terminou com 200 pessoas reunidas na praça principal de Tiradentes, o Largo das Forras, em um grande Agulhaço. O encontro de tricoteiros, crocheteiros e bordadeiros aconteceu ao som do grupo Trio Curió.

No vai-e-vem das vielas charmosas e históricas da cidade espera-se novamente grandes encontros de nomes importantes do design, arquitetura, fotografia e arte. A SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES é um festival anual, que reúne criativos e trend hunters para repensar o artesanato, o design e o morar brasileiros e incentivar o Movimento Maker em ambiente especial: a cidade histórica de Tiradentes, MG. Durante quatro dias, em um intercâmbio de conhecimento entre o contemporâneo e o tradicional, acontecem palestras, bate-papos, exposições, laboratórios de cocriação e até workshops de ‘faça você mesmo’ para introduzir o assunto junto a outros públicos e engajá-los na era do capitalismo intelectual. O principal objetivo da SCT é valorizar os conhecimentos de raiz, dando-lhes frescor e evitando que desapareçam, levando consigo a nossa história.

A cidade é conhecida pela variedade de artesãos habilidosos que trabalham com diversas técnicas e matérias primas, como madeira, tecido, ferro, vidro, metais, pedras, entre outros. A novidade deste ano fica por conta do uso de estanho na produção de objetos.

Durante os meses de março, junho e setembro, aconteceram imersões entre designers renomados e artesãos, para o desenvolvimento de produtos que serão expostos durante o evento. Os designers participantes são Alfio Lisi, Fernando Jaeger e Yáskara Idemori, Maria Helena Emediato, Luly Vianna (Saissu Design) e Maria Fernanda Paes de Barros (Yankatu), que dá continuidade à sua participação na primeira edição, dessa vez ao lado do designer Sergio Cabral, que estreia no evento. Já os artesãos são Deise e Fabio Reis (estanho), Delano Antunes (madeira), Maria Laura de Resende (tecelagem) e Robson Matias do Santos (luminárias).

“A Semana Criativa de Tiradentes é especial porque reúne conteúdo, profissionais de diferentes estados, relacionamento e ainda valoriza e divulga saberes de tradição, mas com uma linguagem atualizada. Tudo isso em um ambiente especial, uma cidade histórica. É uma experiência, um presente mesmo”, explica Simone Quintas, idealizadora do Festival.

DESIGNERS E ARTESÃOS CONVIDADOS

Os designers participantes são Alfio Lisi, Fernando Jaeger e Yáskara Idemori, Maria Helena Emediato, Luly Vianna (Saissu Design), Maria Fernanda Paes de Barros (Yankatu), que dá continuidade à sua participação na primeira edição, dessa vez ao lado do designer Sergio Cabral, que participa pela primeira vez. Os artesãos são Deise e Fabio Reis (estanho), Delano Antunes (madeira), Maria Laura de Resende (tecelagem) e Robson Matias do Santos (luminárias).

IDEALIZADORES

O Festival Criativo de Tiradentes é um projeto idealizado pela jornalista Simone Quintas, que, durante 20 anos, trabalhou na Casa e Jardim (Editora Globo) – 9 deles como diretora de redação –, onde se apaixonou pelo artesanato de raiz e pelo design. Com o festival, uniu suas duas paixões e, ao lado do sócio, Junior Guimarães, produtor de eventos, festivais e projetos culturais há 17 anos e de parceiros, quer resgatar, valorizar e divulgar produções genuinamente brasileiras.

Programação:
A Semana Criativa de Tiradentes
De 18 a 21 de Outubro
Tiradentes

EXPOSIÇÕES:

LAB 2018 com os designers Alfio Lisi, Fernando e Yáskara Jaeger, Luly Vianna, Maria Helena Emediato e os artesãos Deise e Fabio Reis, Delano Antunes, Laura Resende e Robson Matias
Local: SESI Centro Cultural Yves Alves – R. Direita, 168

FAMÍLIA JULIÃO
Na cidade de Prados, MG, vive uma família de talentosos escultores em madeira, que inspirou toda a cidade a seguir os passos dela. O percussor foi Itamar Julião, falecido em 2004, cuja uma das obras, um totem de quase 7 m de altura, faz parte do acervo permanente da Pinacoteca do Estado do São Paulo. A SCT vai homenageá-los, exibindo o trabalho que colocou Prados na rota do artesanato de tradição.
Local: SESI Centro Cultural Yves Alves – R. Direita, 168
DESDOBRAMENTOS com Maria Fernanda Paes de Barros, Sergio Cabral e artesãos da SCT 2017
Local: Sobrado Aymorés – R. Direita, 45

*Os produtos expostos nas exposições estarão disponíveis para venda durante o evento.

Programação:

Confira o horário de cada palestra e bate-papo, que acontecerá no SESI Centro Cultural Yves (rua Direita, 168). A entrada é franca, mas as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada, mediante retirada de senha antes de cada palestra. Portanto, já escolha quais pretende assistir e programe-se!

18/10 – QUINTA -FEIRA
10h – JONATHAS DE ANDRADE, artista plástico
14h – BEL LOBO E BOB NERI, arquitetos
16h – FELIPE NOVAIS, CEO na Masterhaus
18h – PAULO BIACCHI, designer

19/10 – SEXTA -FEIRA
10h – ANA KREUTZER, diretora de inteligência criativa em cores no Estúdio Prisma
14h – VÍTOR PENHA, arquiteto no Studio Penha
16h – JUILIA DUARTE, diretora de criação do Box 1824
18h – ZANINI DE ZANINE, designer

20/10 – SÁBADO
10h – THAIS LAUTON, CASA E JARDIM
14h – ARTES ÃOS E DESIGNERS DO LAB 2018
16h – BARBARA SOALHEIRO, fundadora do Mesa&Cadeira
18h – MARCELO ROSENBAUM, designer
19h30 – EXIBIÇÃO DO FILME “VÁRZEA QUEIMADA. ESPÍRITO, MATÉRIA E INSPIRA ÇÃO.”.

*Os horários das palestras estão sujeitos a alterações.

AÇÕES PARALELAS
FEIRA DE CRIATIVOS por Feira na Rosenbaum
Local: Espaço Raízes – Praça da Estação, 10

AGULHAÇO
Domingo, a partir das 11h
Local: Largo das Forras
+ workshops e outras exposições espalhados pela cidade!

Contato:
http://semanacriativadetiradentes.com.br/