Studio Pharus, de Marcio Mota e Cris Inoue, representará a América Latina no Venice Design 2018, que integra Bienal de Veneza. Dupla de criativos apresenta o experimento “Weightless Architecture”

O Studio Pharus, sediado em São Paulo, representará a América Latina na Venice Design 2018, que integra a Bienal de Arquitetura de Veneza, a ser realizada entre 26 de maio e 25 de novembro. A dupla de criativos Marcio Mota e Cris Inoue, à frente do escritório, levará ao maior evento de design e arquitetura do mundo a instalação interativa “Weightless Architecture” – uma provocação sobre o diálogo entre o corpo e o espaço na arquitetura a partir de um experimento com o ar.

Marcio e Cris integram um grupo de 50 criadores internacionais, de 30 países diferentes, convidados a apresentar seus processos no icônico Palazzo Michiel, de frente para o Grande Canal, que cruza a cidade italiana em toda a sua extensão. Sob a curadoria de Camille Guibaud e Anaïs Hammoud, esta edição propõe uma reflexão sobre a materialização, modelagem e transformação do ambiente cotidiano. Um olhar sobre o design como conexão contínua entre corpo, objeto e espaço, que busca desafiar os visitantes a interagir com peças e instalações imersivas.

Processo – “Weightless Architecture” nasceu de uma investigação coletiva no Studio, sobre a relação entre a materialidade, a atividade humana, o espaço e a tecnologia. “Há um contraste na arquitetura, entre a permanência materialista e a área que ocupa. Na interseção, é o corpo humano que estabelece uma relação viva entre a existência da arquitetura e do espaço, quebrando a fronteira figurativa entre as construções físicas e o ambiente”, comenta Marcio Mota.

“Nosso objetivo com essa instalação era expandir composições bidimensionais para a tridimensionalidade, revelando possibilidades desconhecidas de fronteiras que geralmente envolvem e confinam. A crítica Rosalind Krauss, em ‘Escultura no campo expandido’, trata das linhas borradas entre a arquitetura e a ‘não-arquitetura’, o que norteou o início do processo de criação da instalação. Arte, design e arquitetura tornaram-se um espectro no qual Weightless Architecture reside. É um objeto tridimensional e iconográfico”, explica.

Cris Inoue completa: “Quisemos explorar as possibilidades de ‘moldar’ o ar, uma maneira de fazer um contraponto com as estruturas rígidas da arquitetura. Escolhemos três cores que de certa maneira representam a base da arquitetura de Veneza – o azul e a terracota, em referência à água e à argila, e o preto, que alude à pedra. Entre eles, um gradiente de leveza, que colore uma estrutura inflável de uma ponta à outra, criando uma relação entre esses materiais”.

A instalação foi concebida no Studio Pharus, espaço de experimentação artística mantido pela agência de design gráfico e inovação Pharus Bright Design. O Studio está instalado no histórico Edifício Esther, localizado em plena Praça da República, em São Paulo. “Entendendo que a liberdade é o estado natural da criatividade, temos um espaço dedicado à experimentação que forma a base de nossos resultados de projeto, para combinar artesanato com estética, método e intuição”, diz Inoue. Recentemente, a agência foi premiada por dois projetos – Rio Cello e Youtube Insights 2017 – no IF Design Award, conhecido como o Oscar do design mundial.

Serviço:
Venice Design 2018
Até 25 de novembro
palazzomichiel

Studio Pharus
(11) 3081-0091
http://studiopharus.art